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Começando a programar na linguagem Kotlin – Parte 6
6 de fevereiro de 2020

Nesse tutorial Começando a programar na linguagem Kotlin – Parte 4 vamos assim ver sobre funções para fazer nosso primeiro programa.

Primeiramente você vai precisar ter instalado em seu computador alguma IDE de programação, também é possível compilar seu programa a partir de um arquivo de texto.

Para programar estou utilizando a IDE de programação IntelliJ IDEA Community Edition que pode ser utilizada gratuitamente.

Pode ser feito o download no seguinte endereço:

https://www.jetbrains.com/idea/

Então após estar com sua IDE instalada e ter criado um novo projeto.

Se você não sabe como criar um novo projeto então visite o nosso tutorial Como criar um novo projeto no IntelliJ IDEA.

Funções

Para começar vamos analisar o código do programa “Olá Mundo!” e ver como é declarada uma função que não retorna nenhum valor.

package br.com.uware.aprendendo.parte4

fun main(){
    println("Olá Mundo!")
}

Podemos ver na função que não recebemos nenhum tipo de informação e não vamos retornar nenhum tipo de informação, portanto ela é como uma função do tipo void(não que a função void não possa receber valores) apenas imprime na tela o “Olá Mundo!”.

Para entendermos um pouco sobre função vamos ver a imagem a seguir com a função “min” que retornará o menor valor dentre dois inteiros.

Estrutura básica de função
Estrutura básica de função




Então na estrutura básica da função temos:

Declarando Função: É a palavra reservada usada pra declarar uma função.

Nome da função: Nome que é utilizado para chamar a função.

Parâmetros: Os parâmetros que são passados para a função.

Tipo de retorno: É o tipo de informação que a função irá retornar.

Corpo da função: Lugar onde é feito os cálculos com os parâmetros que foram passados e retornado o valor referente ao tipo de retorno.

Então para testar a função vamos fazer o seguinte código em nosso projeto.

package br.com.uware.aprendendo.parte4

fun main(){
    print("Digite o primeiro número inteiro: ")
    val a = readLine()!!.toInt()
    print("Digite o segundo número inteiro: ")
    val b = readLine()!!.toInt()
    println("O menor número inteiro digitado é: ${min(a,b)}")
}
fun min(a: Int,b:Int): Int{
    return if(a>b) b else a
}

Agora vamos executar para ver como funciona o código.

Em um próximo tutorial vamos assim ver como checar os valores para quando for digitado algo que não seja um inteiro não ocorra erro no programa.

Enfim espero poder ter ajudado com mais este tutorial sobre Começando a programar na linguagem Kotlin – Parte 4 e que você consiga começar a criar seus primeiros projetos.

<- Parte 3





Autor: Rodrigo Leutz

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