Como fazer o jogo jokenpo em Kotlin
Android Kotlin

Como fazer o jogo jokenpo em Kotlin





Nesse tutorial vou descrever Como fazer o jogo jokenpo em Kotlin assim você pode jogar um pouco e se divertir programando.

Primeiramente vamos criar um projeto vazio(Empty) para o nosso projeto.

Se você não sabe como criar um projeto vazio veja o link.

Logo após ter criado o novo projeto vamos pegar as imagens na internet de pedra, papel e tesoura para inserir na pasta drawable.

Se você não sabe como fazer isso pode ser visto em Como adicionar uma imagem no Android Studio.

Então com as 3 figuras inseridas no projeto é hora de começar a programar.

Então vamos alterar nossa activity_main para ter o seguinte código.

activity_main

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    tools:context=".MainActivity">
    <ImageView
        android:id="@+id/ivComp"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:src="@drawable/papel"
        android:foregroundGravity="center"
        android:rotation="180"
        app:layout_constraintTop_toTopOf="parent"/>
    <TextView
        android:id="@+id/tvResult"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:text="Jogue"
        android:textSize="30sp"
        android:gravity="center"
        app:layout_constraintTop_toBottomOf="@+id/ivComp"
        app:layout_constraintBottom_toTopOf="@+id/layJogo"/>
    <LinearLayout
        android:id="@+id/layJogo"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:orientation="vertical"
        app:layout_constraintBottom_toBottomOf="parent">
        <TextView
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:text="Escolha sua jogada:"
            android:textSize="22sp"
            android:gravity="center"/>
        <LinearLayout
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:orientation="horizontal">
            <ImageButton
                android:id="@+id/btnPedra"
                android:layout_width="wrap_content"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:src="@drawable/pedra"/>
            <ImageButton
                android:id="@+id/btnPapel"
                android:layout_width="wrap_content"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:src="@drawable/papel"/>
            <ImageButton
                android:id="@+id/btnTesoura"
                android:layout_width="wrap_content"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:src="@drawable/tesoura"/>
        </LinearLayout>
    </LinearLayout>

</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>

Chegou a hora de fazer o algoritmo de programação então vamos mostrar como ele é feito, deve ser colocado em nossa MainActivity.





MainActivity

package br.com.uware.jokenpo

import android.graphics.Color
import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity
import android.os.Bundle
import android.util.Log
import android.view.View
import kotlinx.android.synthetic.main.activity_main.*
import kotlin.random.Random

class MainActivity : AppCompatActivity() {
    override fun onCreate(savedInstanceState: Bundle?) {
        super.onCreate(savedInstanceState)
        setContentView(R.layout.activity_main)
        ivComp.visibility = View.GONE
        btnPapel.setOnClickListener {
            tvResult.text = joga(0)
        }
        btnPedra.setOnClickListener {
            tvResult.text = joga(1)
        }
        btnTesoura.setOnClickListener {
            tvResult.text = joga(2)
        }
    }
    fun joga(num: Int): String {
        ivComp.visibility = View.VISIBLE
        val comp = Random.nextInt(3)
        var end: String = ""
        Log.d("Jogo comp: ",comp.toString())
        when(comp){
            0 -> ivComp.setImageDrawable(getDrawable(R.drawable.papel))
            1 -> ivComp.setImageDrawable(getDrawable(R.drawable.pedra))
            2 -> ivComp.setImageDrawable(getDrawable(R.drawable.tesoura))
        }
        if(comp == num){
            end = "Empatou"
            tvResult.setTextColor(Color.GRAY)
        }
        else if((comp == 0 && num == 1) || (comp == 1 && num == 2) || (comp == 2 && num == 0)){
            end = "Perdeu"
            tvResult.setTextColor(Color.RED)
        }
        else{
            end = "Ganhou"
            tvResult.setTextColor(Color.GREEN)
        }
        return end
    }
}

Como funciona:

Este jogo funciona da seguinte forma, quando é pressionado um botão é executada uma função que recebe um valor.

Logo após receber o valor ela gera um número randômico de 0 a 2 que significam:

  • 0 – Papel
  • 1 – Pedra
  • 2 – Tesoura

Após ter o número gerado ele altera o valor do ImageView para que assim fique com a imagem referente ao número do computador.

Então ele faz a checagem de probabilidades ajustando a variável de resposta.

Então a resposta é enviada ao TextView da activity_main.

Enfim espero poder ter ajudado com mais esse tutorial sobre Como fazer o jogo jokenpo em Kotlin.

Visite e siga nosso canal no YouTube para ajudar no crescimento do site.





Rodrigo Leutz
Desenvolvedor Web e Android ( Kotlin e Java )
http://www.test.com/