Redes Sociais
 Telegram  YouTube
Como usar o material design em kotlin
22 de outubro de 2019
Android / Kotlin / XML

Nesse tutorial vou assim descrever Como usar o material design em kotlin para que acima de tudo tenha um layout com recursos e muito agradável para os usuários.

Primeiramente vamos criar um projeto vazio(Empty) para testarmos alguns elementos do material design.

Logo depois temos que adicionar o material design no grandle/app para poder usar as funções da biblioteca e para isso devemos inserir as linhas a seguir como na imagem.

Como usar o material design em kotlin
Inserindo material design no gradle/app.

gradle/app

dependencies {
    ...
    // Material Design
    implementation 'com.google.android.material:material:1.2.0-alpha01'
}

Logo após inserida as linhas sincronize o gradle para fazer o download da biblioteca, o botão fica em cima ao lado direito como mostra na imagem anterior.

Então com o material design adicionado e o gradle sincronizado podemos começar a utilizar os recursos.

Vamos logo depois usar dois efeitos do material design conforme vou descrever no arquivo XML do activity_main

activity_main

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    tools:context=".MainActivity">
    <LinearLayout
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:orientation="vertical"
        android:layout_margin="20dp"
        app:layout_constraintTop_toTopOf="parent"
        app:layout_constraintBottom_toBottomOf="parent">
        <com.google.android.material.textfield.TextInputLayout
            android:id="@+id/layEt"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:hint="Digite uma frase">
            <com.google.android.material.textfield.TextInputEditText
                android:id="@+id/etText"
                android:layout_width="match_parent"
                android:layout_height="wrap_content"/>
        </com.google.android.material.textfield.TextInputLayout>
        <Button
            android:id="@+id/btnEnter"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:text="Enviar"/>
    </LinearLayout>
</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>




No arquivo de layout é utilizado principalmente em um TextInputLayout que funciona para animar um texto que é inserido dentro do hint, esse texto passa a ficar dentro do TextInputEditText e quando é inserido um valor o texto é enviado com animação para ficar no espaço do TextInputLayout com o texto de tamanho reduzido.

No EditText vai ser enviado pelo usuário conforme oque foi escrito dentro do campo e irá imprimir esse valor em uma SnackBar.

E este valor impresso tem a possibilidade de inverter que é imprimir uma string da última letra a até a primeira na parte inferior da tela.

Então vamos deixar o código do MainActivity de acordo com a seguinte para executar essas funções.

MainActivity

package br.com.uware.materialdesign

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity
import android.os.Bundle
import com.google.android.material.snackbar.Snackbar
import kotlinx.android.synthetic.main.activity_main.*

class MainActivity : AppCompatActivity() {
    override fun onCreate(savedInstanceState: Bundle?) {
        super.onCreate(savedInstanceState)
        setContentView(R.layout.activity_main)
        btnEnter.setOnClickListener {
            var str = etText.text.toString()
            Snackbar.make(it, str , Snackbar.LENGTH_SHORT).setAction("Inverte") {
                str = ""
                for(x in etText.text.toString().length-1 downTo 0){
                    str += etText.text.toString()[x]
                }
                Snackbar.make(it, str, Snackbar.LENGTH_SHORT).show()
            }.show()
        }
    }
}

Posteriormente só compilar e executar o projeto que você já vai conhecer 2 elementos do Material Design.

Enfim espero poder ter ajudado com esse tutorial sobre Como usar o material design em kotlin.

Veja logo depois que terminar esse artigo como fazer um tocador de música para android.

Visite e siga nosso canal no YouTube para ajudar no crescimento do site.





Autor: Rodrigo Leutz

Desenvolvedor Web e Android ( Kotlin e Java )


Começando a programar na linguagem Kotlin – Parte 5

Nesse tutorial Começando a programar na linguagem Kotlin – Parte 5 vamos ver strings e intervalos para que assim seja possível entrar em laços.[...]

7 de fevereiro de 2020

Vídeo 11: Pegar endereço com o CEP Kotlin

Nesse Vídeo 11: Pegar endereço com o CEP Kotlin vou descrever como fazer a parte da programação assim você vai imprimir o endereço na tela.[...]

4 de janeiro de 2020

Vídeo 10: Pegar endereço com o CEP Kotlin

Nesse Vídeo 10: Pegar endereço com o CEP Kotlin vou descrever como fazer o layout do aplicativo para assim poder fazer a programação. Vou[...]

4 de janeiro de 2020