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Converter Binário para Inteiro e Inteiro para Binário em Kotlin
29 de outubro de 2020

Nesse tutorial vamos portanto ver como converter número binário para inteiro e também inteiro para binário em Kotlin no Android Studio.

Primeiramente para começar este projeto vamos criar um projeto novo vazio(Empty) na linguagem kotlin com o nome br.com.uware.binario .

Neste projeto vamos usar fragment para a troca de conversão de binário para inteiro e de inteiro para binário utilizando um simples ViewModel.

Logo depois de ter criado nosso projeto vamos arrumar a base dele.

Base do Projeto

Para arrumar a nossa base primeiramente vamos inserir no gradle as bibliotecas que vamos usar e logo após vamos sincronizar para que elas sejam inseridas no projeto.

plugins {
    id 'com.android.application'
    id 'kotlin-android'
    // Adicionar esta linha de extensions
    id 'kotlin-android-extensions'
}

android {
    compileSdkVersion 30
    buildToolsVersion "30.0.2"

    defaultConfig {
        applicationId "br.com.uware.binario"
        minSdkVersion 24
        targetSdkVersion 30
        versionCode 1
        versionName "1.0"

        testInstrumentationRunner "androidx.test.runner.AndroidJUnitRunner"
    }

    buildTypes {
        release {
            minifyEnabled false
            proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android-optimize.txt'), 'proguard-rules.pro'
        }
    }
    compileOptions {
        sourceCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
        targetCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
    }
    kotlinOptions {
        jvmTarget = '1.8'
    }
}

dependencies {
    // Versão do lifecycle ViewModel e activity-ktx
    def lifecycle_version = "2.2.0"
    def activity_version = "1.1.0"

    implementation "org.jetbrains.kotlin:kotlin-stdlib:$kotlin_version"
    implementation 'androidx.core:core-ktx:1.3.2'
    implementation 'androidx.appcompat:appcompat:1.2.0'
    implementation 'com.google.android.material:material:1.2.1'
    implementation 'androidx.constraintlayout:constraintlayout:2.0.2'
    testImplementation 'junit:junit:4.+'
    androidTestImplementation 'androidx.test.ext:junit:1.1.2'
    androidTestImplementation 'androidx.test.espresso:espresso-core:3.3.0'

    // ViewModel e activity-ktx
    implementation "androidx.lifecycle:lifecycle-viewmodel-ktx:$lifecycle_version"
    implementation "androidx.activity:activity-ktx:$activity_version"

}




Logo após ter sincronizado o gradle vamos modificar o arquivo de strings.xml para conter as strings que vamos utilizar no projeto.

<resources>
    <string name="app_name">Binário/Inteiro</string>
    <string name="description">Conversor de números Inteiros para Binários e Binários para Inteiros.</string>
    <string name="int_to_bin">Int -> Bin</string>
    <string name="bin_to_int">Bin -> Int</string>
    <string name="main">Main</string>
    <string name="bin_to_int_text">Binário para Inteiro</string>
    <string name="int_to_bin_text">Inteiro para Binário</string>
    <string name="calc">Calcular</string>
</resources>

Com as strings certas então chegou a hora de começar a editar e criar os arquivos de layout.

Primeiro vamos editar o arquivo activity_main e deixar com o seguinte código.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    tools:context=".MainActivity">

    <LinearLayout
        android:id="@+id/layTop"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:orientation="horizontal"
        app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">

        <com.google.android.material.button.MaterialButtonToggleGroup
            android:id="@+id/toggleButtonMenu"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:layout_margin="16dp"
            app:singleSelection="true">

            <Button
                android:id="@+id/btnIntToBin"
                style="?attr/materialButtonOutlinedStyle"
                android:layout_width="match_parent"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:layout_weight="1"
                android:text="@string/int_to_bin" />

            <Button
                android:id="@+id/btnMain"
                style="?attr/materialButtonOutlinedStyle"
                android:layout_width="match_parent"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:layout_weight="1"
                android:text="@string/main" />

            <Button
                android:id="@+id/btnBinToInt"
                style="?attr/materialButtonOutlinedStyle"
                android:layout_width="match_parent"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:layout_weight="1"
                android:text="@string/bin_to_int"/>
        </com.google.android.material.button.MaterialButtonToggleGroup>
    </LinearLayout>

    <FrameLayout
        android:id="@+id/fragment"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="0dp"
        app:layout_constraintBottom_toBottomOf="parent"
        app:layout_constraintTop_toBottomOf="@+id/layTop" />


</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>

O arquivo da activity_main terá apenas três botões e o FrameLayout que é o lugar onde será carregado os fragments do projeto.

Então agora vamos criar os layouts que iremos usar em nossos fragments.

Portanto vamos começar com o content_main.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto">

    <TextView
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:text="@string/description"
        android:textSize="30sp"
        android:gravity="center"
        android:layout_margin="16dp"
        app:layout_constraintTop_toTopOf="parent"
        app:layout_constraintBottom_toBottomOf="parent"/>

</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>




Logo após vamos criar mais dois layouts o content_int_to_bin e content_bin_to_int com os seguintes códigos.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent">

    <LinearLayout
        android:id="@+id/layInputIntToBin"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:layout_margin="16dp"
        android:orientation="vertical"
        app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">

        <com.google.android.material.textfield.TextInputLayout
            android:id="@+id/layEtIntToBin"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:hint="@string/int_to_bin_text"
            app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">

            <com.google.android.material.textfield.TextInputEditText
                android:id="@+id/etIntToBin"
                android:layout_width="match_parent"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:inputType="number" />
        </com.google.android.material.textfield.TextInputLayout>

        <Button
            android:id="@+id/btnIntToBin"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:text="@string/calc" />
    </LinearLayout>


    <TextView
        android:id="@+id/tvIntToBin"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:layout_margin="16dp"
        android:gravity="center"
        android:text="@string/int_to_bin_text"
        android:textSize="30sp"
        app:layout_constraintTop_toBottomOf="@id/layInputIntToBin" />

</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent">

    <LinearLayout
        android:id="@+id/layInputBinToInt"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:layout_margin="16dp"
        android:orientation="vertical"
        app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">

        <com.google.android.material.textfield.TextInputLayout
            android:id="@+id/layEtBinToInt"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:hint="@string/bin_to_int_text"
            app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">

            <com.google.android.material.textfield.TextInputEditText
                android:id="@+id/etBinToInt"
                android:layout_width="match_parent"
                android:layout_height="wrap_content"
                android:inputType="number" />
        </com.google.android.material.textfield.TextInputLayout>

        <Button
            android:id="@+id/btnBinToInt"
            android:layout_width="match_parent"
            android:layout_height="wrap_content"
            android:text="@string/calc" />
    </LinearLayout>


    <TextView
        android:id="@+id/tvBinToInt"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:layout_margin="16dp"
        android:gravity="center"
        android:text="@string/bin_to_int_text"
        android:textSize="30sp"
        app:layout_constraintTop_toBottomOf="@id/layInputBinToInt" />

</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>

Com a parte dos layouts prontos então chegou a hora de começar a inserir o código.





Converter Binário para Inteiro e Inteiro para Binário em Kotlin

Então chegou a hora de inserir o código em nossos arquivos para que o projeto funcione, mas antes disso vamos criar dois packages com o nome de utils e ui.

No final nossa estrutura de pacotes deve ficar como na imagem a seguir:

Converter Binário para Inteiro e Inteiro para Binário em Kotlin
Converter Binário para Inteiro e Inteiro para Binário em Kotlin

Logo depois de ter criado os dois packages para receber os arquivos vamos criar o arquivo de class do IntBinLib.kt dentro do package utils com o seguinte código para ser responsável pelas conversões.

Como é um código com foco em estudo resolvi criar as funções, mas as funções do sistema que fazem esta conversão estão comentadas caso desejem experimentar.

package br.com.uware.binario.utils

import androidx.lifecycle.ViewModel
import kotlin.math.pow

/**
 *   Author:     Rodrigo Leutz
 *   Site:       https://uware.com.br
 *   Project:    Binário
 *   Date:       28/10/20
 */

abstract class IntBinLib : ViewModel() {
    // Função que converte inteiro para binário
    /*
        Função simplificada = Int.toString(radix=2)
    */
    fun String.toBinary(): String {
        if(!this.checkInteger()) return "Err: $this não é um número inteiro."
        return when (this.toLong()) {
            0L -> this
            1L -> this
            else -> {
                var div = this.toLong()
                var num: String = ""
                do {
                    val rest = div % 2
                    div /= 2
                    num += rest
                } while (div != 1L)
                num += "1"
                num.reversed()
            }
        }
    }
    // Checa se string é de números inteiros
    private fun String.checkInteger(): Boolean = this.toIntOrNull() != null

    // Função que converte binário para inteiro
    /*
        Função simplificada = String.toInt(radix=2)
    */
    fun String.toInteger(): String {
        if(!this.checkBinary()) return "Err: $this não é um número binário."
        var result = 0L
        var num = this.toLong()
        var rest = 0L
        var i = 0
        while (num != 0L) {
            rest = num % 10.toLong()
            num /= 10
            result += rest * (2.0).pow(i).toLong()
            ++i
        }
        return result.toString()
    }
    // Checa se string é de números binários
    private fun String.checkBinary(): Boolean {
        for (x in this.toCharArray()) {
            if (x != '0' && x != '1') return false
        }
        return true
    }
}

Com nosso arquivo de conversão criado vamos então criar os arquivos de ViewModel e Fragment dentro do package ui .

Vamos começar com o MainFragment.kt contendo o seguinte código.

package br.com.uware.binario.ui

import android.os.Bundle
import android.view.LayoutInflater
import android.view.View
import android.view.ViewGroup
import androidx.fragment.app.Fragment
import br.com.uware.binario.R

/**
 *   Author:     Rodrigo Leutz
 *   Site:       https://uware.com.br
 *   Project:    Binário
 *   Date:       29/10/20
 */

class MainFragment : Fragment() {

    companion object {
        fun newInstance() = MainFragment()
    }

    override fun onCreateView(inflater: LayoutInflater, container: ViewGroup?, savedInstanceState: Bundle?): View? {
        return inflater.inflate(R.layout.content_main, container, false)
    }
}

Agora vamos criar o IntToBinViewModel.kt e logo depois o IntToBinFragment.kt com o seguinte código.

package br.com.uware.binario.ui

import androidx.lifecycle.LiveData
import androidx.lifecycle.MutableLiveData
import br.com.uware.binario.utils.IntBinLib

/**
 *   Author:     Rodrigo Leutz
 *   Site:       https://uware.com.br
 *   Project:    Binário
 *   Date:       28/10/20
 */

class IntToBinViewModel : IntBinLib() {

    private val number: MutableLiveData<String> by lazy {
        MutableLiveData<String>()
    }

    // Envia a variável number
    fun getNumbers(): LiveData<String> {
        return number
    }

    // Recebe o click do botão e converte
    fun setNumbers(str: String) {
        number.value = str.toBinary()
    }
}
package br.com.uware.binario.ui

import android.os.Bundle
import android.view.LayoutInflater
import android.view.View
import android.view.ViewGroup
import androidx.fragment.app.Fragment
import androidx.lifecycle.Observer
import androidx.lifecycle.ViewModelProvider
import br.com.uware.binario.R
import kotlinx.android.synthetic.main.content_int_to_bin.*

/**
 *   Author:     Rodrigo Leutz
 *   Site:       https://uware.com.br
 *   Project:    Binário
 *   Date:       28/10/20
 */

class IntToBinFragment : Fragment() {

    companion object {
        fun newInstance() = IntToBinFragment()
    }

    private lateinit var viewModel: IntToBinViewModel

    override fun onCreateView(inflater: LayoutInflater, container: ViewGroup?, savedInstanceState: Bundle?): View? {
        return inflater.inflate(R.layout.content_int_to_bin, container, false)
    }

    override fun onActivityCreated(savedInstanceState: Bundle?) {
        super.onActivityCreated(savedInstanceState)
        viewModel = ViewModelProvider(this).get(IntToBinViewModel::class.java)

        viewModel.getNumbers().observe(this, Observer<String> {
            tvIntToBin.text = it
        })

        btnIntToBin.setOnClickListener {
            viewModel.setNumbers(etIntToBin.text.toString())
        }
    }
}




Bom, estamos chegando ao final só faltam mais dois arquivos para serem criados no package ui o BinToIntViewModel.kt e logo depois o BinToIntFragment.kt com o seguinte código.

package br.com.uware.binario.ui

import androidx.lifecycle.LiveData
import androidx.lifecycle.MutableLiveData
import br.com.uware.binario.utils.IntBinLib


/**
 *   Author:     Rodrigo Leutz
 *   Site:       https://uware.com.br
 *   Project:    Binário
 *   Date:       28/10/20
 */

class BinToIntViewModel : IntBinLib() {

    private val number: MutableLiveData<String> by lazy {
        MutableLiveData<String>()
    }

    // Envia a variável number
    fun getNumbers(): LiveData<String> {
        return number
    }

    // Recebe o click do botão e converte
    fun setNumbers(str: String) {
        number.value = str.toInteger()
    }
}
package br.com.uware.binario.ui

import android.os.Bundle
import android.view.LayoutInflater
import android.view.View
import android.view.ViewGroup
import androidx.fragment.app.Fragment
import androidx.lifecycle.Observer
import androidx.lifecycle.ViewModelProvider
import br.com.uware.binario.R
import kotlinx.android.synthetic.main.content_bin_to_int.*

/**
 *   Author:     Rodrigo Leutz
 *   Site:       https://uware.com.br
 *   Project:    Binário
 *   Date:       28/10/20
 */

class BinToIntFragment : Fragment() {

    companion object {
        fun newInstance() = BinToIntFragment()
    }

    private lateinit var viewModel: BinToIntViewModel

    override fun onCreateView(inflater: LayoutInflater, container: ViewGroup?, savedInstanceState: Bundle?): View? {
        return inflater.inflate(R.layout.content_bin_to_int, container, false)
    }

    override fun onActivityCreated(savedInstanceState: Bundle?) {
        super.onActivityCreated(savedInstanceState)
        viewModel = ViewModelProvider(this).get(BinToIntViewModel::class.java)

        viewModel.getNumbers().observe(this, Observer<String> {
            tvBinToInt.text = it
        })

        btnBinToInt.setOnClickListener {
            viewModel.setNumbers(etBinToInt.text.toString())
        }

    }
}

Então para finalizar o projeto vamos editar a MainActivity.kt para fazer o load em nossos Fragments deixando da seguinte maneira.

package br.com.uware.binario

import android.os.Bundle
import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity
import androidx.fragment.app.Fragment
import br.com.uware.binario.ui.BinToIntFragment
import br.com.uware.binario.ui.IntToBinFragment
import br.com.uware.binario.ui.MainFragment
import kotlinx.android.synthetic.main.activity_main.*

class MainActivity : AppCompatActivity() {
    override fun onCreate(savedInstanceState: Bundle?) {
        super.onCreate(savedInstanceState)
        setContentView(R.layout.activity_main)

        if (savedInstanceState == null) {
            MainFragment.newInstance().loadFragment()
            toggleButtonMenu.check(R.id.btnMain)
        }

        // Toggle Button - Material Design
        toggleButtonMenu.addOnButtonCheckedListener { toggleButton, checkedId, isChecked ->
            when(checkedId) {
                R.id.btnBinToInt -> {
                    BinToIntFragment.newInstance().loadFragment()
                }
                R.id.btnMain -> {
                    MainFragment.newInstance().loadFragment()
                }
                R.id.btnIntToBin-> {
                    IntToBinFragment.newInstance().loadFragment()
                }
            }
        }
    }
    // Função de Load do Fragment
    private fun Fragment.loadFragment() {
        supportFragmentManager.beginTransaction()
                .setCustomAnimations(android.R.anim.fade_in, android.R.anim.fade_out)
                .replace(R.id.fragment, this)
                .commitNow()
    }
}

Enfim espero poder ter ajudado com mais este tutorial de como converter Binário para Inteiro e Inteiro para Binário em Kotlin.

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Autor: Rodrigo Leutz

Desenvolvedor Web e Android ( Kotlin e Java )


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