Nesse tutorial vamos portanto ver como converter número binário para inteiro e também inteiro para binário em Kotlin no Android Studio.
Primeiramente para começar este projeto vamos criar um projeto novo vazio(Empty) na linguagem kotlin com o nome br.com.uware.binario .
Neste projeto vamos usar fragment para a troca de conversão de binário para inteiro e de inteiro para binário utilizando um simples ViewModel.
Logo depois de ter criado nosso projeto vamos arrumar a base dele.
Para arrumar a nossa base primeiramente vamos inserir no gradle as bibliotecas que vamos usar e logo após vamos sincronizar para que elas sejam inseridas no projeto.
plugins {
id 'com.android.application'
id 'kotlin-android'
// Adicionar esta linha de extensions
id 'kotlin-android-extensions'
}
android {
compileSdkVersion 30
buildToolsVersion "30.0.2"
defaultConfig {
applicationId "br.com.uware.binario"
minSdkVersion 24
targetSdkVersion 30
versionCode 1
versionName "1.0"
testInstrumentationRunner "androidx.test.runner.AndroidJUnitRunner"
}
buildTypes {
release {
minifyEnabled false
proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android-optimize.txt'), 'proguard-rules.pro'
}
}
compileOptions {
sourceCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
targetCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
}
kotlinOptions {
jvmTarget = '1.8'
}
}
dependencies {
// Versão do lifecycle ViewModel e activity-ktx
def lifecycle_version = "2.2.0"
def activity_version = "1.1.0"
implementation "org.jetbrains.kotlin:kotlin-stdlib:$kotlin_version"
implementation 'androidx.core:core-ktx:1.3.2'
implementation 'androidx.appcompat:appcompat:1.2.0'
implementation 'com.google.android.material:material:1.2.1'
implementation 'androidx.constraintlayout:constraintlayout:2.0.2'
testImplementation 'junit:junit:4.+'
androidTestImplementation 'androidx.test.ext:junit:1.1.2'
androidTestImplementation 'androidx.test.espresso:espresso-core:3.3.0'
// ViewModel e activity-ktx
implementation "androidx.lifecycle:lifecycle-viewmodel-ktx:$lifecycle_version"
implementation "androidx.activity:activity-ktx:$activity_version"
}
Logo após ter sincronizado o gradle vamos modificar o arquivo de strings.xml para conter as strings que vamos utilizar no projeto.
<resources>
<string name="app_name">Binário/Inteiro</string>
<string name="description">Conversor de números Inteiros para Binários e Binários para Inteiros.</string>
<string name="int_to_bin">Int -> Bin</string>
<string name="bin_to_int">Bin -> Int</string>
<string name="main">Main</string>
<string name="bin_to_int_text">Binário para Inteiro</string>
<string name="int_to_bin_text">Inteiro para Binário</string>
<string name="calc">Calcular</string>
</resources>
Com as strings certas então chegou a hora de começar a editar e criar os arquivos de layout.
Primeiro vamos editar o arquivo activity_main e deixar com o seguinte código.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
tools:context=".MainActivity">
<LinearLayout
android:id="@+id/layTop"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:orientation="horizontal"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">
<com.google.android.material.button.MaterialButtonToggleGroup
android:id="@+id/toggleButtonMenu"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_margin="16dp"
app:singleSelection="true">
<Button
android:id="@+id/btnIntToBin"
style="?attr/materialButtonOutlinedStyle"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_weight="1"
android:text="@string/int_to_bin" />
<Button
android:id="@+id/btnMain"
style="?attr/materialButtonOutlinedStyle"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_weight="1"
android:text="@string/main" />
<Button
android:id="@+id/btnBinToInt"
style="?attr/materialButtonOutlinedStyle"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_weight="1"
android:text="@string/bin_to_int"/>
</com.google.android.material.button.MaterialButtonToggleGroup>
</LinearLayout>
<FrameLayout
android:id="@+id/fragment"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="0dp"
app:layout_constraintBottom_toBottomOf="parent"
app:layout_constraintTop_toBottomOf="@+id/layTop" />
</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>
O arquivo da activity_main terá apenas três botões e o FrameLayout que é o lugar onde será carregado os fragments do projeto.
Então agora vamos criar os layouts que iremos usar em nossos fragments.
Portanto vamos começar com o content_main.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto">
<TextView
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="@string/description"
android:textSize="30sp"
android:gravity="center"
android:layout_margin="16dp"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent"
app:layout_constraintBottom_toBottomOf="parent"/>
</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>
Logo após vamos criar mais dois layouts o content_int_to_bin e content_bin_to_int com os seguintes códigos.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent">
<LinearLayout
android:id="@+id/layInputIntToBin"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_margin="16dp"
android:orientation="vertical"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">
<com.google.android.material.textfield.TextInputLayout
android:id="@+id/layEtIntToBin"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:hint="@string/int_to_bin_text"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">
<com.google.android.material.textfield.TextInputEditText
android:id="@+id/etIntToBin"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:inputType="number" />
</com.google.android.material.textfield.TextInputLayout>
<Button
android:id="@+id/btnIntToBin"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="@string/calc" />
</LinearLayout>
<TextView
android:id="@+id/tvIntToBin"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_margin="16dp"
android:gravity="center"
android:text="@string/int_to_bin_text"
android:textSize="30sp"
app:layout_constraintTop_toBottomOf="@id/layInputIntToBin" />
</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent">
<LinearLayout
android:id="@+id/layInputBinToInt"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_margin="16dp"
android:orientation="vertical"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">
<com.google.android.material.textfield.TextInputLayout
android:id="@+id/layEtBinToInt"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:hint="@string/bin_to_int_text"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent">
<com.google.android.material.textfield.TextInputEditText
android:id="@+id/etBinToInt"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:inputType="number" />
</com.google.android.material.textfield.TextInputLayout>
<Button
android:id="@+id/btnBinToInt"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="@string/calc" />
</LinearLayout>
<TextView
android:id="@+id/tvBinToInt"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_margin="16dp"
android:gravity="center"
android:text="@string/bin_to_int_text"
android:textSize="30sp"
app:layout_constraintTop_toBottomOf="@id/layInputBinToInt" />
</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>
Com a parte dos layouts prontos então chegou a hora de começar a inserir o código.
Então chegou a hora de inserir o código em nossos arquivos para que o projeto funcione, mas antes disso vamos criar dois packages com o nome de utils e ui.
No final nossa estrutura de pacotes deve ficar como na imagem a seguir:
Logo depois de ter criado os dois packages para receber os arquivos vamos criar o arquivo de class do IntBinLib.kt dentro do package utils com o seguinte código para ser responsável pelas conversões.
Como é um código com foco em estudo resolvi criar as funções, mas as funções do sistema que fazem esta conversão estão comentadas caso desejem experimentar.
package br.com.uware.binario.utils
import androidx.lifecycle.ViewModel
import kotlin.math.pow
/**
* Author: Rodrigo Leutz
* Site: https://uware.com.br
* Project: Binário
* Date: 28/10/20
*/
abstract class IntBinLib : ViewModel() {
// Função que converte inteiro para binário
/*
Função simplificada = Int.toString(radix=2)
*/
fun String.toBinary(): String {
if(!this.checkInteger()) return "Err: $this não é um número inteiro."
return when (this.toLong()) {
0L -> this
1L -> this
else -> {
var div = this.toLong()
var num: String = ""
do {
val rest = div % 2
div /= 2
num += rest
} while (div != 1L)
num += "1"
num.reversed()
}
}
}
// Checa se string é de números inteiros
private fun String.checkInteger(): Boolean = this.toIntOrNull() != null
// Função que converte binário para inteiro
/*
Função simplificada = String.toInt(radix=2)
*/
fun String.toInteger(): String {
if(!this.checkBinary()) return "Err: $this não é um número binário."
var result = 0L
var num = this.toLong()
var rest = 0L
var i = 0
while (num != 0L) {
rest = num % 10.toLong()
num /= 10
result += rest * (2.0).pow(i).toLong()
++i
}
return result.toString()
}
// Checa se string é de números binários
private fun String.checkBinary(): Boolean {
for (x in this.toCharArray()) {
if (x != '0' && x != '1') return false
}
return true
}
}
Com nosso arquivo de conversão criado vamos então criar os arquivos de ViewModel e Fragment dentro do package ui .
Vamos começar com o MainFragment.kt contendo o seguinte código.
package br.com.uware.binario.ui
import android.os.Bundle
import android.view.LayoutInflater
import android.view.View
import android.view.ViewGroup
import androidx.fragment.app.Fragment
import br.com.uware.binario.R
/**
* Author: Rodrigo Leutz
* Site: https://uware.com.br
* Project: Binário
* Date: 29/10/20
*/
class MainFragment : Fragment() {
companion object {
fun newInstance() = MainFragment()
}
override fun onCreateView(inflater: LayoutInflater, container: ViewGroup?, savedInstanceState: Bundle?): View? {
return inflater.inflate(R.layout.content_main, container, false)
}
}
Agora vamos criar o IntToBinViewModel.kt e logo depois o IntToBinFragment.kt com o seguinte código.
package br.com.uware.binario.ui
import androidx.lifecycle.LiveData
import androidx.lifecycle.MutableLiveData
import br.com.uware.binario.utils.IntBinLib
/**
* Author: Rodrigo Leutz
* Site: https://uware.com.br
* Project: Binário
* Date: 28/10/20
*/
class IntToBinViewModel : IntBinLib() {
private val number: MutableLiveData<String> by lazy {
MutableLiveData<String>()
}
// Envia a variável number
fun getNumbers(): LiveData<String> {
return number
}
// Recebe o click do botão e converte
fun setNumbers(str: String) {
number.value = str.toBinary()
}
}
package br.com.uware.binario.ui
import android.os.Bundle
import android.view.LayoutInflater
import android.view.View
import android.view.ViewGroup
import androidx.fragment.app.Fragment
import androidx.lifecycle.Observer
import androidx.lifecycle.ViewModelProvider
import br.com.uware.binario.R
import kotlinx.android.synthetic.main.content_int_to_bin.*
/**
* Author: Rodrigo Leutz
* Site: https://uware.com.br
* Project: Binário
* Date: 28/10/20
*/
class IntToBinFragment : Fragment() {
companion object {
fun newInstance() = IntToBinFragment()
}
private lateinit var viewModel: IntToBinViewModel
override fun onCreateView(inflater: LayoutInflater, container: ViewGroup?, savedInstanceState: Bundle?): View? {
return inflater.inflate(R.layout.content_int_to_bin, container, false)
}
override fun onActivityCreated(savedInstanceState: Bundle?) {
super.onActivityCreated(savedInstanceState)
viewModel = ViewModelProvider(this).get(IntToBinViewModel::class.java)
viewModel.getNumbers().observe(this, Observer<String> {
tvIntToBin.text = it
})
btnIntToBin.setOnClickListener {
viewModel.setNumbers(etIntToBin.text.toString())
}
}
}
Bom, estamos chegando ao final só faltam mais dois arquivos para serem criados no package ui o BinToIntViewModel.kt e logo depois o BinToIntFragment.kt com o seguinte código.
package br.com.uware.binario.ui
import androidx.lifecycle.LiveData
import androidx.lifecycle.MutableLiveData
import br.com.uware.binario.utils.IntBinLib
/**
* Author: Rodrigo Leutz
* Site: https://uware.com.br
* Project: Binário
* Date: 28/10/20
*/
class BinToIntViewModel : IntBinLib() {
private val number: MutableLiveData<String> by lazy {
MutableLiveData<String>()
}
// Envia a variável number
fun getNumbers(): LiveData<String> {
return number
}
// Recebe o click do botão e converte
fun setNumbers(str: String) {
number.value = str.toInteger()
}
}
package br.com.uware.binario.ui
import android.os.Bundle
import android.view.LayoutInflater
import android.view.View
import android.view.ViewGroup
import androidx.fragment.app.Fragment
import androidx.lifecycle.Observer
import androidx.lifecycle.ViewModelProvider
import br.com.uware.binario.R
import kotlinx.android.synthetic.main.content_bin_to_int.*
/**
* Author: Rodrigo Leutz
* Site: https://uware.com.br
* Project: Binário
* Date: 28/10/20
*/
class BinToIntFragment : Fragment() {
companion object {
fun newInstance() = BinToIntFragment()
}
private lateinit var viewModel: BinToIntViewModel
override fun onCreateView(inflater: LayoutInflater, container: ViewGroup?, savedInstanceState: Bundle?): View? {
return inflater.inflate(R.layout.content_bin_to_int, container, false)
}
override fun onActivityCreated(savedInstanceState: Bundle?) {
super.onActivityCreated(savedInstanceState)
viewModel = ViewModelProvider(this).get(BinToIntViewModel::class.java)
viewModel.getNumbers().observe(this, Observer<String> {
tvBinToInt.text = it
})
btnBinToInt.setOnClickListener {
viewModel.setNumbers(etBinToInt.text.toString())
}
}
}
Então para finalizar o projeto vamos editar a MainActivity.kt para fazer o load em nossos Fragments deixando da seguinte maneira.
package br.com.uware.binario
import android.os.Bundle
import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity
import androidx.fragment.app.Fragment
import br.com.uware.binario.ui.BinToIntFragment
import br.com.uware.binario.ui.IntToBinFragment
import br.com.uware.binario.ui.MainFragment
import kotlinx.android.synthetic.main.activity_main.*
class MainActivity : AppCompatActivity() {
override fun onCreate(savedInstanceState: Bundle?) {
super.onCreate(savedInstanceState)
setContentView(R.layout.activity_main)
if (savedInstanceState == null) {
MainFragment.newInstance().loadFragment()
toggleButtonMenu.check(R.id.btnMain)
}
// Toggle Button - Material Design
toggleButtonMenu.addOnButtonCheckedListener { toggleButton, checkedId, isChecked ->
when(checkedId) {
R.id.btnBinToInt -> {
BinToIntFragment.newInstance().loadFragment()
}
R.id.btnMain -> {
MainFragment.newInstance().loadFragment()
}
R.id.btnIntToBin-> {
IntToBinFragment.newInstance().loadFragment()
}
}
}
}
// Função de Load do Fragment
private fun Fragment.loadFragment() {
supportFragmentManager.beginTransaction()
.setCustomAnimations(android.R.anim.fade_in, android.R.anim.fade_out)
.replace(R.id.fragment, this)
.commitNow()
}
}
Enfim espero poder ter ajudado com mais este tutorial de como converter Binário para Inteiro e Inteiro para Binário em Kotlin.
Siga o site no twitter ou facebook para ver as publicações.
Nesse tutorial vou mostrar como fazer um aplicativo em MVVM para pegar endereço com CEP usando coroutines e retrofit em[...]
4 de novembro de 2020Notei que tem algumas pessoas com problemas com kotlin e synthetic no Android Studio então escrevi esta dica para solução desse[...]
27 de outubro de 2020Neste tutorial irei descrever como criar uma calculadora simples de quatro operações em kotlin mas vamos usar o recurso de[...]
27 de setembro de 2020