Neste tutorial descreverei como inserir uma imagem redonda na ImageView.
Vamos utilizar o código xml e um pouco de programação em kotlin para fazer a imagem ficar redonda dentro de um ImageView, pois acredito que essa é a forma mais simples de mostar como fazer isso, existem várias outras formas de obter o mesmo resultado, mas resolvi mostrar essa pois acredito que seja bem simples de entender e aplicar no seu código.
Primeiramente vamos começar criando um novo projeto vazio(Empty).
Após ter o projeto criado vamos copiar e colar a imagem dentro do diretório drawable a fim de podermos inserir ela no projeto.
Assim que colamos a imagem no diretório drawable vamos inserir ela em uma ImageView ficando assim o código xml.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
tools:context=".MainActivity">
<ImageView
android:id="@+id/imgFoto"
android:layout_width="300dp"
android:layout_height="wrap_content"
android:src="@drawable/foto"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent"
app:layout_constraintStart_toStartOf="parent"
app:layout_constraintEnd_toEndOf="parent"/>
</androidx.constraintlayout.widget.ConstraintLayout>
Assim nosso códico xml está pronto.
Agora vamos trabalhar no código em kotlin com a finalidade de deixar a imagem redonda.
O código em kotlin deve estar bem como o seguinte.
package br.com.uware.imagemredonda
import android.graphics.BitmapFactory
import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity
import android.os.Bundle
import androidx.core.graphics.drawable.RoundedBitmapDrawableFactory
import kotlinx.android.synthetic.main.activity_main.*
class MainActivity : AppCompatActivity() {
override fun onCreate(savedInstanceState: Bundle?) {
super.onCreate(savedInstanceState)
setContentView(R.layout.activity_main)
val bitmap = BitmapFactory.decodeResource(resources, R.drawable.foto)
val bitmapRound = RoundedBitmapDrawableFactory.create(resources, bitmap)
bitmapRound.cornerRadius = 1000f
imgFoto.setImageDrawable(bitmapRound)
}
}
Deveremos após executar esse código ter como resultado uma imagem redonda como a seguinte.
Espero poder ter ajudado com mais este tutorial e que você tenha conseguido deixar sua imagem de forma circular.
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